-->


terça-feira, 3 de maio de 2011

Trabalhando o "Quem Sou Eu?"

Este ano procurei trabalhar o "Quem Sou Eu" de forma diferente e por isso montei um álbum onde as crianças respondiam através da pintura.


A primeira folha era composta pelo nome da criança, de seus familiares (pais e irmãos) e sua idade.
Porém, como muitos ainda sonham com irmãos e confundem a idade, enviei para casa, uma folha parecida com esta para que os pais também respondessem. Assim, questionava o aluno e conferia as respostas. 


Na segunda página, pintaram o sexo a que pertencem. E  aproveitando o gancho, contamos quantos meninos e quantas meninas tem em nossa sala.


Aqui, começamos a trabalhar com o auxílio do espelho.
O álbum dos meninos, aqui, era composto por dois bonequinhos, um de cabelo comprido e outro de cabelo curto e o das meninas por bonecas.
Eles se olhavam no espelho e voltavam para a mesa para pintar as descobertas.

 
Esta fase do trabalho foi muito legal, pois observei a construção de novos conhecimentos, a partir do questionamento das cores dos cabelos.
Qual é a cor do cabelo castanho? Amarelo é louro, tia?


Os olhos também causaram grandes dúvidas. Por isso, o espelho foi o maior aliado deles.


Promova uma conversa informal e pergunte qual o brinquedo que mais gostam. Deixe que se expressem e dialoguem entre eles, para só depois desenharem na penúltima folha do álbum.


E por último, deixe que troquem ideias sobre os lugares que gostam de frequentar. Você vai observar diferenças de gostos e, principalmente, que um presta atenção no outro e procura conhecer ou fazer o que o amigo faz.


 Para a capa, peguei um desenho na internet, escrevi o tema do álbum e pedi que colorissem com lápis de cor.



Desenvolva o álbum cautelosamente. Inicie o trabalho dentro das rodinhas diárias e depois aplique as folhas uma-a-uma, permitindo assim, que suas crianças aprendam através da observação e experimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário